Ebook: O Que É e Como Fazer um Ebook?

 

Nesse artigo iremos abordar absolutamente tudo que você precisa saber sobre ebooks e como fazer um ebook de sucesso que chame a atenção de todos!

 

Primeiramente, é necessário diferenciar os ebooks de histórias dos ebooks elaborados para estratégias de marketing de conteúdo digital.

 

Os ebooks de histórias, que geralmente são vendidos para leitores digitais específicos como Kindle, Lev ou Kobo, não seguem a mesma construção de um ebook em marketing de conteúdo digital.

 

De acordo com Laís Bolina, analista de Marketing na agência RockContent, maior agência da América Latina em Marketing de Conteúdo, um ebook de marketing de conteúdo digital é um material disponibilizado digitalmente com completude em determinado assunto.

 

Isso significa que esse tipo de ebook é um livro digital com conteúdo de qualidade e completo sobre um tema específico.

 

 

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Definição e características de E-Books

 

Laís Bolina configura algumas características que compõem um ebook de marketing de conteúdo digital:

 

• São escritos de forma escaneável: A Escaneabilidade significa facilitar a leitura e compreensão do leitor por meio de uma redação mais clara. Utilizar parágrafos curtos e diretos são uma prática para boa aplicação da escaneabilidade.

 

• São focados na definição de conceitos e guias práticos: Toda construção textual e gráfica de um ebook é elaborada de forma a dar uma solução para o leitor. Isso é feito traduzindo conceitos complexos para uma linguagem mais acessível e servindo como  uma guia de determinado assunto, sem nunca deixar a qualidade e fontes de credibilidade de lado.

 

 

e book como funciona

 

 

• Utilizam recursos além do texto: Eles são construídos com imagens, links e outras mídias para tornar a leitura e o entendimento mais acessível.

 

• Têm um tom mais informal: Tanto a linguagem no texto quanto o design de um ebook são elaborados de forma mais “informal”. Isso não significa que não tratam de temas sérios e não são confiáveis: muito pelo contrário. São construídos assim para que sua escaneabilidade seja eficaz.

 

• Ebooks geralmente têm conteúdos volumosos: Eles podem passar de 200 páginas.

 

Já diferenciado os dois tipos de ebooks mais comuns em ascensão no Brasil, é possível descrever quatro passos para a elaboração do título, do tema e dos tópicos para a criação de um ebook de sucesso.

 

 

Comece com um brainstorm para seu Ebook

 

Alex Faickney Osborn foi um profissional da área de Publicidade que utilizou o termo “brainstorm” pela primeira vez em 1942.

 

A prática de brainstorm no processo criativo se popularizou até as estratégias de marketing.

 

Em tradução literal, brainstorm significa “tempestade de ideias”.

 

No uso individual para iniciar o planejamento do ebook, o brainstorm pode ajudar a ter ideias e pensamentos de forma ampla, informal e descontraída.

 

 

como criar um ebook

 

 

Nessa fase, você pode:

 

  • Pensar em quais temas você domina para que possa escrever com autoridade no assunto.
  • Conversar com clientes e profissionais da área para estabelecer outras ideias de temas e tópicos.
  • Pesquisar posts e outros ebooks da área para entender o que seus concorrentes estão oferecendo.
  • Pensar em tópicos que você quer abordar em seu ebook, mesmo que ainda não tenha definido o tema principal.
  • Pensar em possíveis títulos.
  • Ponderar se já tem algum material que pode ser transformado ou melhorado para se transformar em ebook ou em tópicos como vídeos no Youtube, posts em blog, site, etc.
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Anote tudo em um documento de editor de textos, como o Word, em uma agenda ou até em um caderno.

 

A partir daí será mais fácil estabelecer sobre o que você pode escrever com qualidade (mesmo que exija uma pesquisa posterior mais ampla) e o que pode oferecer de novo aos seus clientes ou leitores.

 

Assim, evita-se escrever um ebook com um tema já escrito por diversas pessoas.

 

Caso você decida abordar um tema que já foi escrito diversas vezes, analise o que você pode acrescentar de novo ao assunto.

 

 

Conheça a sua persona

 

Persona é uma definição do marketing de conteúdo digital da representação de uma pessoa semifictícia para quem seu ebook será direcionado.

 

Dessa forma, antes de definir tema, título e tópicos, é necessário conhecer o que a sua persona está interessada em aprender através de um ebook.

 

A construção da persona não pode ser feita através de “achismos”.

 

É primordial que ela seja pautada em uma base de dados.

 

É importante fazer um levantamento de dados em comum dos seus clientes ou sua audiência como idade, sexo, profissão, renda mensal, hobbies e objetivos.

 

Isso deve ser feito em redes sociais, blog ou site.

 

A persona norteia a construção do conteúdo textual e do design do ebook.

 

 

Como Fazer um Ebook 2

 

 

Uma vez que você sabe para quem será o ebook, a linguagem e a definição do conteúdo e da parte visual serão elaboradas de forma que sua persona tenha facilidade e satisfação na leitura.

 

A construção de uma persona também define os interesses dela, dessa maneira, você poderá planejar um ebook de acordo com as necessidades da persona.

 

A criação de uma persona para planejamento de seu ebook pode ser feita através de um questionário online com seus clientes ou pessoas que engajam com seu negócio através de redes sociais, de um blog ou site.

 

 

Se ainda não a conhece, trate de descobrir

 

O Google disponibiliza a confecção de um questionário gratuitamente através dos Formulários Google, com resultados dispostos na forma de gráficos.

 

Outra maneira de conseguir essa base de dados é entrevistar seus clientes através de telefone, e-mail ou mesmo rede social.

 

Caso seja possível, ofereça um “mimo” ou desconto a quem responder seu questionário.

 

Isso incentiva as pessoas a serem mais solícitas.

 

Se você ainda não tem uma base de clientes grande ou boa audiência em suas redes sociais, blog ou site, invista em grupos sobre a área nas redes sociais ou mesmo no pequeno grupo de clientes fiéis que você já conquistou.

 

Você também pode pesquisar entre potenciais clientes que já apresentaram interesse em seu produto/serviço.

 

É importante documentar as respostas dessas pesquisas para compará-las depois.

 

No caso do uso de questionário online, o resultado já será apresentado em forma de gráficos.

 

 

ebook O Que %C3%89

 

 

Porém, se você escolher entrevistar seus clientes, potenciais clientes ou audiência de redes sociais, blog ou site, sempre faça um formulário e documente as respostas.

 

Não importa a maneira que você escolha descobrir dados sobre seus clientes para a construção da persona, existem questões importantes que não podem ser excluídas.

 

Você pode seguir o modelo abaixo e incluir outras questões que achar pertinentes.

 

  • Defina se a maioria de seus clientes são homens ou mulheres.
  • Defina a faixa de idade deles. Exemplo: entre 25 e 35 anos.
  • O estado civil e com quem mora.
  • Entenda o porquê de eles serem seus clientes. Você pode perguntar por que/quando eles consomem seu produto ou utilizam seu serviço.
  • Estabeleça a profissão/área que que mais atuam. Por exemplo: donas-de-casa, confeiteiros, engenheiros, etc.
  • Conheça os hobbies, rotina e os objetivos de vida em comum deles.
  • A média da renda de seus entrevistados.
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Com esses dados em mãos, você já pode construir sua persona.

 

 

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Persona, avatar, público alvo e cliente ideal

 

Todos esses são sinônimos e é bem comum escutarmos diferentes formas de chamar as pessoas que irão consumir seu conteúdo e/ou comprar seu produto.

 

Alguns pontos importantes:

 

  • Dê um nome fictício a sua persona. Coloque se é homem ou mulher, de acordo com o resultado da maioria de seu grupo pesquisado.
  • Coloque uma idade entre a faixa etária que você mais percebeu em sua pesquisa.
  • Exemplifique algumas situações pelas quais sua persona comprou seus produtos ou utilizou seus serviços, ou tem interesse em comprar ou contratar. Não precisa ser só um motivo, podem ser os que mais foram citados.
  • Estabeleça uma profissão ou área de atuação para sua persona.
  • Coloque a média da renda que ela possui, resultado da média baseada em sua pesquisa com seus clientes, potenciais clientes ou audiência de redes sociais ou blog/site.
  • Aprofunde um pouco mais na história de vida dela, baseada em rotinas, hobbies e objetivos de vida parecidos com os das pessoas entrevistas.

 

Um exemplo de persona

 

Anna, 35 anos, trabalha como revendedora de duas marcas de cosméticos famosas.

É separada, mãe de 2 filhos de 2 e 7 anos. Mora de aluguel com sua mãe e seus filhos.

Comprou meu produto/utilizou meus serviços 3 vezes, por tal, tal e tal motivo.

Anna ganha por volta de R$700 reais mensais como revendedora, mas tem ajuda da mãe e a pensão dos filhos para complementar.

Anna quer esperar seus filhos crescerem mais um pouco para se formar em Enfermagem.

Ela gosta de assistir novelas e cozinhar.

Ela trabalha em casa, enquanto seus filhos estão na escola.

 

 

Sua persona já está construída.

 

Ela é a representação da pessoa ideal que terá interesse em seu ebook.

 

Se você é uma confeiteira e “Anna” comprou  seus bolos para os aniversários dos filhos, talvez um ebook com livros de receitas inéditas, todas aprovadas por você, seja um bom tema.

 

 

como criar um e book de sucesso

 

 

Outra possibilidade, se “Anna” contratou você como advogado para entrar com um processo de pensão alimentícia contra o pai de seus filhos e apresentou muitas dúvidas na burocracia, um tema que você pode abordar em seu ebook são as dúvidas mais comuns apresentadas em casos como de “Anna”.

 

Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para planejamento de tema e título do ebook

 

Palavras-chave no marketing de conteúdo digital são as palavras ou o composto de várias palavras mais procurados nos buscadores, principalmente o Google.

 

Para um ebook, a pesquisa de palavras-chave serve como um norteador para entender o que é mais buscado dentro da temática e tópicos que você está planejando para seu ebook.

 

Também é um ótimo recurso para decidir o título.

 

Há ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave disponíveis para que você faça sua pesquisa.

 

Para isso, duas ferramentas muito intuitivas e de fácil uso, que são online, são a Keyword Tool.io e o Uber Suggest.

 

O uso delas é muito similar.

 

É só entrar no site, colocar suas preferências de resultado e fazer a pesquisa. No caso da Keyword Tool.io colocar como preferências “Google” e “Português do Brasil”.

 

Depois, você coloca algumas palavras que está pensando como tema do seu livro e os tópicos.

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O resultado é instantâneo e vai te mostrar quais são as buscas mais realizadas com aquelas palavras no Google.

 

O UberSuggest funciona de maneira semelhante.

 

É só colocar sua preferência de resultados para “Português/Brasil” e inserir suas palavras no campo de pesquisa.

 

Ambas ferramentas podem ser utilizadas para ter uma ideia melhor de tema para seu ebook, quanto os tópicos a serem abordados e o título.

 

 

Ebook O Que %C3%89 e Como Fazer um Ebook

 

 

Isso é uma fonte rica de material para ser explorado, com a certeza de que há pessoas interessadas em tal tema e tópicos em um ebook, já que são muito buscados no Google.

 

 

Defina o tema, tópicos e título do ebook

 

Uma vez que você teve ideias gerais através do brainstorm, fez pesquisa com seus clientes ou audiência dos potenciais interessados em seu ebook, construiu sua persona e fez um levantamento de palavras-chave sobre as pesquisas mais feitas de acordo com a sua proposta de ebook, você já está pronto para pensar de maneira concreta em um tema de interesse de suas personas.

 

Com isso você será capaz de redigir com autoridade e pensar nos tópicos mais importantes a serem abordados no ebook.

 

Defina o tema geral que você pretende abordar e estruture tópicos menores, como um pequeno sumário, para que te guie em sua pesquisa e redação do ebook.

 

Isso deve ser sempre baseado em sua pesquisa com suas personas e palavras-chave. Se você já tem algum material em outra mídia sobre o tema, poderá fazer a adaptação para um tópico do ebook.

 

 

 

 

Mesmo que não seja especialista em todos os tópicos escolhidos, não tenha receio de fazer uma pesquisa aprofundada em fontes de credibilidade quando for abordar tal tópico.

 

Finalmente, após todo planejamento, é possível pensar em um título.

 

Henrique Carvalho, fundador e CEO do site Viver de Blog de marketing de conteúdo digital, separou em um ebook algumas dicas para um título de sucesso.

 

  • Seja sugestivo em seu título. Deixe uma lacuna que só será preenchida na leitura do ebook.
  • Faça uso de subtítulos. Complemente o título com um subtítulo para esclarecer o que os leitores vão encontrar no ebook.
  • É no título que você ganha a atenção do leitor, portanto, ele deve ser pensado de maneira que instigue o interesse pelo conteúdo do ebook.
  • Procure sinônimos no caso de palavras grandes ou de difícil compreensão, para facilitar o entendimento do que seu ebook está oferecendo como conteúdo.

 

 

2 Fazer um Ebook

 

 

Resumo

 

A oferta de ebooks no marketing de conteúdo digital e até por microempreendedores que desejam compartilhar algum conhecimento em formato mais acessível tem crescido no Brasil.

 

Por isso, o planejamento prévio do título, do tema central do ebook e seus tópicos é fundamental para se destacar no meio da concorrência.

 

Através de um brainstorm inicial, construção da persona para o ebook e pesquisa de palavras-chave, é feita a formulação do planejamento do título, do tema e dos tópicos do ebook para que seja um sucesso.

 

 

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