Lançamento Semente: o que é e como fazer passo a passo

 

Como Jeff Walker e o Erico Rocha ensinam em seus treinamentos Fórmula de Lançamento, o primeiro lançamento que você deve fazer caso não tenha uma lista ou não tenha certeza qual será seu produto, é o famoso Lançamento Semente.

 

O Lançamento Semente é o ideal se você:

 

  • Está apenas começando e não tem uma lista ou produto.
  • Já tem uma empresa e deseja testar uma nova ideia.
  • Deseja vender e lucar antes de realmente criar o produto.
  • É “perfeccionista” e está tendo dificuldade em finalizar seu produto.

 

 

O que é Lançamento Semente?

 

O lançamento semente é o tipo de lançamento ideal quando você não tem o produto totalmente pronto ainda, mas já começa a vender a promessa do que está criando e entrega aos seus clientes lentamente.

 

Normalmente, o produto lançado é dividido em módulos e a entrega do produto entra no ar na semana seguinte ao lançamento.

 

 

Lancamento Semente passo a passo

 

Essa é uma boa estratégia para começar no mercado digital de infoprodutos e conquistar seus primeiros clientes. 

 

 

Por que o lançamento semente é a estratégia perfeita para se criar um negócio online lucrativo?

 

Há um motivo pelo qual Erico Rocha e Jeff Walker recomendam usar o lançamento semente como a primeira etapa a ser tomada quando estiver pensando em criar um novo infoproduto.

 

E isso porque um lançamento semente permite que você crie um produto que você SABE que tem demanda comprovada antes de criá-lo, e permite que você crie o que chamamos de produto mínimo viável (MVP) para testar no mercado de forma rápida e econômica.

 

Talvez você conheça pessoas que passaram semanas, meses ou até mesmo anos criando produtos que ninguém queria comprar.

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Definitivamente essa é uma péssima experiência.

 

Ao fazer um lançamento semente você conseguirá testar e validar ideias e receber feedback sobre o que as pessoas realmente estão dispostas a comprar.

 

É possível você ser pago antes mesmo de criar o produto e incluir tudo o que seus clientes desejam para que o produto final seja feito sob medida para eles.

 

E você pode usar uma série desses pequenos lançamentos de baixo risco para iniciar e expandir um verdadeiro império de infoprodutos em apenas alguns anos.

 

 

Como fazer um Lançamento Semente Passo a Passo?

 

Passo 1 – Descubra o que as pessoas querem comprar

O primeiro passo é pesquisar seu mercado e perguntar às pessoas o que elas querem comprar.

Você pode usar uma ferramenta gratuita de pesquisa e questionário como o Surveymonkey para perguntar às pessoas que tipo de problema elas enfrentam, o que elas já tentaram e não funcionou e o que seu produto ideal teria de incluir para deixá-las realmente satisfeitas.

 

Etapa 1.2: Crie sua lista semente

Comece a reunir uma pequena lista de leads com uma página de captura simples para coletar endereços de e-mail em troca de uma isca digital (ebook ou webinar) ou algum conteúdo premium

 

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lançamento semente

 

Publique postagens relacionadas ao seu tópico em canais de redes social como facebook, instagram ou linkedin, incluindo grupos relacionados ao seu nicho de mercado.

Depois de reunir 100 endereços de e-mail, prossiga para o Passo 2.

 

Passo 2 – Descreva seu produto em 4 – 6 módulos

O segundo passo é delinear o conteúdo do seu produto em 4, 5 ou 6 módulos, começando cronologicamente a partir das etapas que seus clientes devem seguir primeiro e conduzindo por cada etapa até que possam alcançar o resultado que procuram.

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Assim que tiver seu esboço, preencha cada módulo com 5 a 6 etapas menores necessárias para concluir esse módulo.

Agora, depois de fazer isso para todos módulos, crie o conteúdo SOMENTE para o MÓDULO 1.

Você ainda não precisa preencher todas as partes do conteúdo de cada módulo, porque usará o feedback que recebe de seus alunos à medida que conclui cada módulo do treinamento.

 

Passo 3 – Agende um webinar ao vivo para cada módulo

Você vai entregar o conteúdo do seu curso por meio de uma série de Webinars semanais ao vivo.

Sei que pode parecer assustador, mas, honestamente, é a maneira mais rápida e, de longe, a melhor de criar conteúdo na hora que as pessoas realmente acharão valioso.

Antes do primeiro webinar, envie uma pesquisa pequena para descobrir as principais perguntas sobre aquele subtópico para que você saiba o que seus alunos mais querem saber.

Use as respostas da pesquisa para planejar o que você precisa cobrir no seu webinar e também no seu curso.

Repita as pesquisas após cada webinar, perguntando quais perguntas adicionais eles têm sobre o próximo subtópico.

 

Lancamento Semente

 

Passo 4 – Faça uma oferta irresistível para seu novo produto

Depois de agendar sua série de webinars, é hora de começar a matricular alunos. Como você está tentando testar o mercado, e ter lucro durante o lançamento semente não é o objetivo principal, você pode fazer uma oferta irresistível para seu novo produto para obter o máximo possível de early adopters.

Você deve ter pelo menos 50 pessoas no início do curso, porque é necessário interagir com seus alunos (fazendo com que eles façam perguntas e respondam às pesquisas) e, conforme o curso chega ao final, uma boa proporção de pessoas irá cair fora e não irão concluir o treinamento.

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Etapa 5 – Ofereça seus webinars de treinamento

Agora é hora de entregar cada módulo! No final do conteúdo programado do seu curso, é uma boa ideia entregar em excesso e dar um Webinar de bônus grátis para cobrir insights adicionais e responder a quaisquer perguntas finais que seus alunos possam ter.

Ao concluir seu treinamento, você terá um curso incrível criado com a ajuda de seus alunos, que oferece às pessoas exatamente o que elas querem saber sobre o tópico que você abordou.

 

 

E faça o download dos Ebooks abaixo que irão lhe ajudar no seu próximo lançamento semente ou criar um negócio digital do zero.

 

 

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